Como Ter um Visão Holística do Mundo?

Transforme sua visão do mundo: dicas para ter uma perspectiva holística e compreender o mundo de forma mais completa.

Como Ter um Visão Holística do Mundo?

Você já sentiu que sua visão do mundo estava pobre? Pode parecer ruim, mas isso pode ser um bom sinal. Isso porque nem todos percebem o quão pobre é a visão deles sobre o todo, o conjunto, todos os fatores. O diagnóstico é mais que 50% da solução.

Talvez seja demais para nós humanos querermos ver todos os fatores, ter um compreensão exata de tudo, mas podemos expandir nossa forma de enxergar, ampliar a nossa visão de mundo, ter um compreensão e apreensão mais holística da realidade.

Isso pode ser aplicado para quase ou todas às áreas, eu só faria a ressalva que alguns tópicos são mateológicos* por tanto pode ser um desperdício de tempo querer ter um visão abrangente deles.

De acordo com a Wikipedia, a Mateologia (mataiología, em grego. “conversa inútil”) é, dentro da filosofia, o estudo de assuntos complexos o suficiente para serem inalcançáveis para a inteligência humana e, por isso, considerados inúteis. É o estudo do ininteligível ou do absurdo.

Dicas de Como Ter Uma Visão Mais Holística do Mundo

Criar um modelo de visão de mundo de forma holística pode ser um processo complexo e desafiador, pois envolve a compreensão de uma ampla variedade de fatores e suas interações. Mesmo assim temos algumas dicas para começar a criar um modelo de visão de mundo holística.

Confira 7 dicas que você pode adotar para ter um visão mais global e abrangente da realidade a sua volta.

  1. Estudar várias fontes de informação: é importante buscar informações de fontes variadas, como livros, revistas, jornais, documentários e outros meios de comunicação, para obter uma visão mais ampla e equilibrada do mundo.
  2. Conhecer diferentes perspectivas: é importante tentar entender como diferentes pessoas, grupos e culturas veem o mundo. Isso pode ser feito através de conversas com pessoas de diferentes origens, leitura de livros e artigos escritos por autores de diferentes perspectivas e visita a museus e outros locais que apresentam diferentes pontos de vista.
  3. Aprender sobre a história e a evolução das coisas: conhecer a história de um assunto ou de um lugar pode ajudar a compreender melhor o contexto atual e como as coisas chegaram ao ponto em que estão.
  4. Considerar os fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais: é importante levar em conta como esses fatores interagem entre si e como influenciam o mundo em que vivemos.
  5. Manter uma mente aberta e estar disposto a mudar de opinião: é importante estar disposto a mudar de opinião quando se tem informações novas e relevantes, e estar aberto a novas ideias e perspectivas.
  6. Praticar a empatia: tentar colocar-se no lugar de outras pessoas e entender como elas veem o mundo pode ajudar a ter uma visão mais ampla e equilibrada.
  7. Não ter medo de fazer perguntas: é importante estar disposto a perguntar e aprender mais sobre o mundo e como ele funciona.